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Falando de HORSE com Lou Krieger, Vol. 13: M?os Iniciais no Seven-Card Stud

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Lou Krieger
5 min. de leitura
Poker Strategy

As m?os iniciais s?o t?o importantes no Seven-Card Stud como em qualquer outra forma de poker. Aquelas três primeiras cartas que você recebe ter?o que trabalhar em conjunto ou formar um grande par para que você continue jogando.

A sua posi??o na hora de apostar é também t?o importante como nas outras varia??es do poker, e poder apostar por último dá a você uma larga vantagem. Mas no Stud – diferentemente do Texas Hold’em e do Omaha, onde sua posi??o é fixa durante todas as rodadas de uma m?o – a sua posi??o na ordem das apostas varia a cada rodada. Aquele que possuir a menor carta exposta é quem abre as apostas na terceira street (primeira rodada de apostas), porém nas rodadas seguintes quem abre as apostas é o dono da melhor m?o exposta.

Como n?o há garantia que a melhor m?o exposta após a quarta street continue sendo a maior, essa ordem pode mudar a cada rodada.

Se você decidir jogar além da terceira street, o seu próximo ponto de decis?o será na quinta street – onde as apostas limites dobram. A sabedoria convencional diz que o call nessa rodada deixa o jogador comprometido até a última street, pois o pote fica grande o suficiente para ir até o fim, e é por muitas vezes amargo. Na verdade, mesmo que você só ven?a um blefe no fim, poderá apenas pagar a aposta do seu oponente.

Ao aprender tomar as decis?es certas na terceira e na quinta street, você estará apto a vencer regularmente rodadas de Seven-Card Stud em um jogo HORSE. Lembre-se que a maioria dos seus adversários n?o joga Stud. Na verdade, a maioria detesta, acha o jogo chato e tedioso. E é isso. Se você tem mais conhecimento que seus oponentes, poderá tirar grande vantagem nessa órbita.

Stud é um jogo de contrastes. Se você recebeu um par alto, ou um par médio mais duas cartas altas abertas, você estará à frente de poucos adversários e pagará as apostas, raises e reraises daqueles que provavelmente apenas possuam draws (quedas).

Mas se você come?a com uma queda para flush ou seqüência, pode acertar uma m?o forte com o menor custo possível. Se você tiver a sorte de acertar uma ou duas cartas que assustem seu oponente, ele provavelmente reconhecerá que você já tem uma m?o feita ou está muito próximo a isso. Nesse caso, um adversário pode jogar com muita cautela com um par alto se aparecer uma grande possibilidade de flush ou seqüência.

Essa é a essência do Seven-Card Stud. Pares apostando antes para que fique caro para draws, enquanto esses draws apostam ou aumentam ainda mais – tentando completar suas m?os. Aquele ‘sortudo’ que saiu com uma trinca de início poderá jogar passivamente apenas pagando as apostas enquanto espera a quinta street, ent?o ele poderá apostar ou dar reraises quando a aposta é dupla.

Seven-Card Stud é frequentemente uma batalha entre pares altos e draws. Se você tem um par mais alto que aqueles dos seus oponentes, é favorito se conseguir expulsar os draws da m?o. O caminho para eliminá-los é tornando a m?o muito cara para que eles continuem jogando. Como conseguir isso? Simples. Apostando ou aumentando quando for a sua vez de agir.

Se alguém apostar e você aumentar, você estará fixando um pre?o para que a m?o com um draw continue ou n?o.

A maioria das m?os iniciais s?o jogadas fora na terceira street. Seven-Card Stud é, acima de tudo, um jogo de paciência. Se você n?o tiver paciência ou n?o conseguir aprendê-lo, se frustrará cada vez mais. Na verdade, muitos jogadores perdem dinheiro por que acham ‘tranqüilo’ jogar mais uma street e ver o que acontece. Isso geralmente resulta em dinheiro jogado fora – e o fato é que eles entraram na m?o com muito pouco – e geralmente se prendem e perdem ainda mais.

Antes de efetivamente entrar em uma m?o, você deve estar ciente da for?a das suas cartas em rela??o aos seus oponentes, as cartas expostas visíveis na mesa e o número de jogadores que falam depois de você. Afinal, quanto mais jogadores agem depois de você, mais cauteloso deverás agir.

COME?ANDO COM UMA TRINCA:

A melhor m?o inicial possível, mas muito rara e que aparece uma em 425 vezes. Se você joga longas sess?es, você deverá acertar trips (trinca, porém com um par escondido) a cada dois dias, mais ou menos. Embora você possa fazer uma trinca menor que o seu oponente, as chances disso acontecer s?o remotas. Se você saiu com trinca, pode assumir que está na lideran?a da m?o.

A boa notícia é que você pode vencer sem que a sua m?o melhore ainda mais. Embora você provavelmente n?o fa?a uma seqüência ou um flush, com uma trinca as chances de melhoria s?o de apenas 1,5 para 1. Quando melhora, você forma um full house ou uma quadra, e é o grande favorito para vencer a m?o.

Planeje jogar até a última street quando tiver trips, a n?o ser que seja óbvio que você esteja perdendo. Mas isso ocorre raramente.

Você está na lideran?a com essa trinca, ent?o apenas pague as apostas dos seus adversários para que eles tenham alguma esperan?a na próxima rodada de apostas.

A desvantagem, claramente, é que seu adversário pode receber ‘aquela’ carta que pode formar uma seqüência ou um flush para vencê-lo. Mas mesmo que ele fa?a um desses jogos você está ‘vivo’ para vencer a m?o. Quando se come?a de uma trinca, só será preciso mais uma carta exposta para fazer mais um par (formando um full house) e deixar seu oponente drawing dead (sem chances).

Na maioria das vezes em que há um raise na terceira street, quem aumentou a aposta deverá ter um grande par ou um par médio com ás ou rei exposto. Mas sua trinca está muito a frente. Seu adversário está apostando para expulsar m?os com draws, e n?o tem nenhuma pista que você possui o melhor jogo, e você ainda pode melhorar ainda mais a sua m?o.

Seu oponente provavelmente pagará seu reraise, e assim deverá ser até o fim se ele formar dois pares. Isto é o que geralmente acontece: no processo de ganhar o pote, você ganha três small bets na terceira street, outra na quarta e o dobro na quinta, sexta e sétima. Se você está jogando uma mesa $10/$20, terá um lucro de $100 mais o bring-in e as antes. Se a sua armadilha atraiu mais um jogador que desistiu na quinta street, seu lucro excederá os $150.

Mas você n?o pode ficar esperando vir trips para entrar no pote. A freqüência n?o é suficiente. Tendo isso em vista, no próximo encontro falaremos de outras m?os iniciais do Seven-Card Stud.

Lou Krieger é o editor do Poker Player Newspapper. Autor de mais de 400 artigos de estratégia e 11 livros sobre poker. Também pode ser ouvido em um programa de rádio na Internet, “Keep Flopping Aces”, apresentado nas quintas-feiras, às 9 pm ET em www.roundersradio.com

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