Poker Basics
All the questions and answers about poker in general.
- Quais s?o os principais tipos de poker?
- Qual a hist��ria do Poker?
- Quais s?o as m?os poss��veis no Texas Hold'em?
- Quais as principais regras de etiqueta no poker?
- Como se joga Seven card Stud em oito pessoas de 8x7=56 e o baralho possui 52 cartas?
- O que significa 'a melhor m?o de cinco cartas'?
-
- Quais s?o os principais tipos de poker?
Basicamente 3:
- Poker Online,
- Poker Live (Ao Vivo) e,
- Jogos Caseiros.
-
- Qual a hist��ria do Poker?
Pre-1600 - Primeiros Jogos: Jogos de cartas, tanto em Fran?a - Gilet - e Italy - Primero �C continham elementos do que hoje n��s consideramos poker: apostando em m?os com pares, trios e tr��s do mesmo naipe.
1600-1790 - Evolu??o: Estes jogos espalharam-se e chegaram a Brag na Inglaterra, Pochen (Alemanha), e Poque (Fran?a). At�� tinham elementos de bluff, e as vers?es Alem? e Francesa eram denominadas por uma palavra muito semelhante �� palavra "Poker". No jogo Alem?o, os jogadores indicavam se queriam passar ou abrir, batendo ao de leve na mesa e dizendo "Ich Poche!" Contudo, existe uma escola de pensamentos que afirma que a palavra, pukka, proviniente do Hindu, seria a origin��ria do poker, e certamente as "pukka sahibs" (as regras brancas) na ��ndia jogavam uma vers?o de poker com estas mesmas regras.
1790-1830 - Poque: Em Franc��s falado, da Nova Orleans, os marinheiros ensinaram o jogo de cartas aos colonos Franceses, que era derivado do antigo jogo Persa. Este requeria um baralho com 25 cartas com 5 naipes (5 cartas por naipe) e era jogado por 4 pessoas. Os colonos absorveram alguns dos elementos deste jogo para o seu pr��prio jogo de Poque, dizendo, " Eu poque (pronunciado como os Franceses o fazem, em duas s��labas �C po - que) por um d��lar", ou "Eu poque contra ti por dois d��lares". O jogo envolvente acabaria por ser conhecido como "Poqas", depois "Pokah" e por fim como "Poker".
Poderemos ignorar outras especula??es acerca de outros nomes, tais como os provenientes de "poke", um termo usado por ladr?es de algibeira, ou "hocus.pocus", um termo usado por bruxos.1829 - Nova Orleans: Uma refer��ncia no di��rio de bordo de Helen M'Gregor, a um jogo jogado no interior do seu barco a vapor em Nova Orleans, em que os jogadores recebiam cinco cartas e faziam as apostas �C quem tivesse a maior combina??o de cartas ganhava todas as apostas. Ele disse que tinha sido inventado pelo pol��tico, Henry Clay. Os barcos a vapor continuaram com o jogo pelos rios Mississippi e Ohio. O jogo espalhou-se desde as cidades �� beira rio at�� a este pelos caminhos de comboio e a oeste por vag?es. Havia s�� uma rodada de apostas. Os jogadores recebiam cinco cartas e n?o havia cartas para a mesa.
1834 �C O "Jogo Aldrabado": Jonathan H. Green, jogador profissional, tornou-se reformado, fez uma das primeiras refer��ncias escritas sobre o poker, em 1834. Referiu-se ao poker como o "jogo aldrabado", que por essa altura era jogado nos barcos do Mississippi.
Chamou-o de Poker.
O jogo que descreveu era jogado com 20 cartas, usando apenas os Ases, Reis, Damas, Valetes e Dez. Poderiam jogar entre duas a quatro pessoas, e cada uma recebia cinco cartas, a melhor m?o ganhava, e ultrapassou o jogo "Monte de Tr��s Cartas" em popularidade.1837 - Straights e Flushes: foram adicionados ao jogo, juntamente com um baralho com 52 cartas, que permitia jogar mais que quarto pessoas ao mesmo tempo.
1848 �C Febre do Ouro: milhares de prospectores dirigiram-se para oeste, levando o jogo com eles.
1850 �C Cartas Selvagens: Poker foi transformado pela sua introdu??o.
1861 - Stud e Draw: A Guerra Civil provocou uma dram��tica explos?o na popularidade do poker, com milhares de soldados jogando poker nas barricadas ao longo do Norte e Sul. A Guerra Civil tamb��m trouxe mudan?as no jogo, com a introdu??o do draw e do stud. No fim da guerra, o poker tinha tornado-se o jogo de cartas favorito dos Americanos, jogado onde dois ou mais homens e um baralho de cartas se encontrassem. A mudan?a nas cartas permitiram v��rias rodadas de apostas e aumentaram as qualidades necess��rias para se fazer um bom jogador.
1870 - Jackpot Poker: Jackpots foi introduzido para prevenir que jogadores com cartas mais baixas fossem arrastados para pots perigosos. O coringa foi introduzido como uma carta selvagem em 1875.
1872 �C As Regras foram Estabelecidas: O Poker chegou �� Europa quando o Robert C. Schenck, ministro dos EUA no Reino Unido, o introduziu aos membros da corte da Rainha Victoria na festa real. Um conjunto de regras foi escrito pelo Schenck por pedido de uma duquesa Inglesa, tornou-se o primeiro livro sobre o jogo, quando ela decidiu imprimi-lo e o distribuiu aos seus amigos.
1880 �C �� inventado o Texas Hold'em: de entre as in��meras variantes de poker, este foi o que triunfou como sendo o jogo de elei??o par os grandes apostadores, e por conseguinte imp?s-se no resto da comunidade de poker.
1896 - "Fichas de Poker ": a primeira revista publicada dedicada ao poker.
1903 - Split-Pot Low Ball: introdu??o dos jogos altos e baixos.
1909 - Bill contra Fools: Dois membros da assembleia do Missouri (Coran e Lyles) introduziram uma lei que controlasse e licenciasse os jogadores de poker em ordem para prevenir "a perca de milh?es de d��lares anuais pelas pessoas que n?o sabiam o valor de uma m?o".
1911 �C O salto dos jogos Draw: Em 1911, o Jurista geral da Carolina (Harold Sigel Webb) colocou uma regra em que o poker fechado (draw poker) era um jogo de estrat��gia e por isso, n?o legislado pelas leis anti-jogo. Mas o poker aberto (Stud poker) era um jogo de azar e por isso ilegal. Isto contribuiu para o surgimento de novos jogos abertos e o uso de cartas selvagens.
1925 �C Cartas Comunit��rias: Texas Hold'em e Omaha espalharam-se desses estados, eclipsando uma forma pr��via destes jogos.
1930 �C Linguagem de Poker: A ambiguidade do jogo come?a com um n��mero de frases que eram introduzidas no vocabul��rio de todos os dias, mesmo entre os n?o jogadores. ��s no buraco, bate-me, ficha azul, chamar o bluff, cash in, passar o guito, cara de poker, stack up, ante, de entre outras frases ou express?es entraram nas conversas do dia a dia.
1938 �C Proibido pelos Britanicos: O chefe da Justi?a, o Lord, declarou que o poker era um jogo de azar, e n?o era legal em clubes at�� 1960. O poker continuou a ser jogado no Reino Unido, em clubes privados e era denominado de "Bluff". Em 1960 foi legalizado nos clubes que pudessem cobrar uma entrada mas que n?o levassem comiss?o. Foi mais tarde autorizado a jogar nos casinos.
1965 - The Cincinnati Kid: Hollywood espalhou o jogo �� volta do mundo, com a introdu??o deste filme, levando a que muitas pessoas que n?o conheciam este jogo, come?assem a jog��-lo por divertimento e emo??o.
1970 - World Series of Poker (WSOP): foram jogadas pela primeira vez em Binions Horseshoe em Las Vegas. O jogo era o Texas Hold'em, que por esta altura j�� dominava. O vencedor era declarado Campe?o do Mundo. Significativamente, dos primeiros 12 anos, 4 dos 9 vencedores eram do Texas.
1978 - SuperSystem: "Super/System: A Course in Power Poker'', por Doyle Brunson, em conjunto com outros jogadores profissionais de topo, revolucionaram o jogo.
2000 �C Televis?o e Internet: televisionamento regular de torneios (particularmente com mesas de vidro, para que assim os jogadores podessem ver as cartas) e o estabelecimento de salas de poker online, trouxe o poker para fora dos casinos e salas de poker, para dentro das casas das pessoas.
2003 - World Poker Tour: esta s��rie de poker televisionado, juntou os dois mundos do poker: o dos casinos e o da televis?o, usando uma camara min��scula para podermos ver as cartas dos jogadores. Em 2004 os $8,000,000 estabeleceram um recorde.
2004 - Speed Poker: com a explos?o das salas online, o poker nos casino parecia em camara lenta, e o primeiro campeonato do mundo de Speed Poker foi realizado em Tallinn, Est��nia. Os jogadores tinham 15 segundos para agir.
-
- Quais s?o as m?os poss��veis no Texas Hold'em?
- Royal Flush (Sequ��ncia M��xima do Mesmo Naipe): ��s, Rei, Dama, Valete, Dez �C do mesmo naipe. A probabilidade de se fazer uma m?o destas �� de 650,000/1. Esta �� a ��nica m?o imbat��vel em Texas Hold'Em.
- Straight Flush (Sequ��ncia do Mesmo Naipe): Nove, Dez, Valete, Dama, Rei (esta �� a melhor m?o straight flush) at�� ao ��s, Dois, Tr��s, Quatro, Cinco (pior m?o straight flush) �C todas do mesmo naipe. A probabilidade de se fazer esta m?o �� de 72,000/1. O pr��ximo degrau abaixo do Royal Flush �� o Straight Flush, que �� quase imposs��vel de bater se se considerar as odds, mas �� conhecido um straight flush perder para outro mais alto, por exemplo: Dois, Tr��s, Quatro, Cinco, Seis, perder para Quatro, Cinco, Seis, Sete oito.
- Quadra (4 cartas iguais): S?o quaisquer 4 cartas com o mesmo valor. ��s ��s ��s ��s (melhor 4 cartas iguais) at�� ao Dois, Dois, Dois, Dois (pior 4 cartas iguais). A probabilidade de se fazer esta m?o �� de 4100/1. Outra m?o super forte que s�� ser�� batida por um Royal Flush, Straight Flush ou outras 4 cartas iguais de valor superior, como por exemplo: o Valete, Valete, Valete, Valete, ��s, perder�� para ��s, ��S, ��S, ��S, Rei.
- Full House (Uma Trinca e Um Par): Duas cartas iguais mais tr��s cartas iguais na mesma m?o, por exemplo: Rei, Rei, ��s, ��s, ��s, (o melhor fullhouse) at�� ao Tr��s, Tr��s, Tr��s, Dois, Dois (pior fullhouse). A probabilidade de sair esta m?o �� de 700/1. Uma m?o poderosa, mas os fullhouses por vezes perdem para outros fullhouses maiores e para 4 cartas iguais. Dez, Dez, Dez, Nove, Nove, perde para Valete, Valete, Valete, Dez, Dez, por exemplo.
- Flush (Cinco Cartas do Mesmo Naipe): Alguns exemplos: Nove, Valete, Dama, Rei, ��s de copas �C Dois, Tr��s, Quatro, Cinco, Sete de paus, Dois, Cinco, Oito, Valete, ��s de ouros. A probabilidade de fazer uma m?o destas �� de 500/1. H�� sempre a hip��tese de perder com o seu flush para outro maior. Se na mesa estiverem duas cartas iguais, voc�� corre o risco de perder para um fullhouse ou para quadra. Cartas da comunit��rias do mesmo naipe, quando em proximidade entre si, Seis, Sete, Oito, Nove, por exemplo, aumentam as hip��teses de algu��m fazer Straight Flush. Um flush que perde para outro, pode por exemplo ser, ��s, Rei, Dez, Seis, Dois, perde para ��s, Rei, Valete, Seis, Dois �C o Valete bate o Dez.
- Sequ��ncia (Cinco Cartas Seguidas - Straight): Por exemplo �C ��s, Dois, Tr��s, Quatro, Cinco (pior sequ��ncia) at�� ao Dez, Valete, Dama, Rei, ��s (melhor). A probabilidade de fazer uma m?o destas �� de 255/1. Os straights muitas vezes perdem para straights mais altos. Se existir um par na mesa, a possibilidade para um fullhouse ou 4 quadra �� aparente. Se existirem tr��s cartas do mesmo naipe, h�� a possibilidade de perder para um flush. Um straight pode perder para outro pode ser por exemplo: Cinco, Seis, Sete, Oito, Nove para Seis, Sete, Oito, Nove, Dez.
- Trinca (3 Cartas Iguais) Quaisquer tr��s cartas com valor igual, alguns exemplos: ��s, ��s, ��s, Rei, Dama �C Oito, Oito, Oito, Dois, Valete. A probabilidade de fazer uma m?o destas �� de 47/1. Se as cartas da mesa n?o d?o possibilidade de straight ou flush, uma trinca �� a melhor m?o poss��vel. Se existir a possibilidade de um trio maior, voc�� poder�� perder com Dez, Dez, Dez, Seis, Dois para Dama, Dama, Dama, Seis, Dois.
- Dois Pares: Quaisquer duas cartas com valor igual, alguns exemplos: ��s, ��s, Rei, Rei, Dama (melhor 2 pares) at�� Dois, Dois, Tr��s Tr��s, Quatro (pior 2 pares). A probabilidade de fazer uma m?o destas �� de 21/1. 2 pares muitas vezes perde para trinca ou quadra. Se existir um par na mesa, a probabilidade de um fullhouse lhe ganhar �� aparente. Rei, Rei, Valete, Valete, ��s, ir�� perder para ��s, ��s, Cinco, Cinco, Rei �C apesar de o ��s, ��s, Cinco, Cinco, Rei conter um par fraco de Cincos, o par de Ases �� o mais alto dos quatro pares, e por isso �� a m?o vencedora.
- Um Par (Duas Cartas de Mesmo Valor), por exemplo �C ��s, ��s, Valete, Dez, Nove. A probabilidade de fazer uma m?o destas �� de 2.4/1. Costumeiramente um par perder�� para quase qualquer outra m?o, por isso ter�� de ser jogado com muito cuidado. Se tiver Quatro, Quatro, Dama, Valete, Rei, perder�� para uma m?o com Sete, Sete, Oito, Nove, Valete. Os Setes sendo o par maior. Muitas vezes usamos o kicker para desempatar se os dois jogadores tiverem o mesmo par; por exemplo: ��s, ��s, Nove, Dez, Dama (um par de Ases sendo a Dama o kicker), perder�� para ��s, ��s, Nove, Dez, Rei (um par de Ases com Rei como kicker). Sendo o Rei um kicker maior que a Dama.
- Carta Mais Alta: A carta mais alta da sua m?o, quando todas as cartas da comunidade esteja distribu��das, se tem Rei, Dama como as suas duas cartas de m?o, e as cartas da comunidade sejam Valete, Nove, Oito, Dois, Seis �C A sua carta mais alta �� o Rei. O ��s �� a melhor carta mais alta e o Dois a pior. Muito raramente um ��s como carta mais alta ganhar�� uma m?o, a n?o ser em heads up (apenas dois jogadores) e mesmo assim dever�� ser jogado com extremo cuidado. Um exemplo poder�� ser: Oito, Sete, Seis, Quatro, Tr��s bater�� Sete, Seis, Cinco, Quatro, Dois. O Oito como carta mais alta bate o Sete.
-
- Quais as principais regras de etiqueta no poker?
As boas maneiras s?o a for?a motriz que fazem as nossas vidas correr suavemente, e no poker n?o �� diferente
.
Embora o poker seja um jogo onde se ganhe dinheiro, o principal objetivo �� divertir-se enquanto joga.
Mas deixa de ter piada quando um jogador da sua mesa come?a a ser ofensivo, mal criado, quer em rela??o ��s regras, quer em rela??o a si.�� l��gico que os principiantes n?o conhe?am estas regras, por isso decidimos fazer uma lista para eles: pode ser que voc�� tamb��m chegue �� conclus?o que o seu comportamento n?o seja o mais adequado e decida modific��-lo:
Voc�� deve:
? Seja sempre educado: est�� entre amigos ou potenciais amigos.
? Pe?a desculpa quando joga fora da sua vez ou faz qualquer outro erro (todos os jogadores cometem erros mais cedo ou mais tarde, tente apenas minimiz��-los e pe?a desculpas).
? Pergunte ao dealer se n?o souber uma regra (mas tente n?o revelar a sua m?o enquanto o faz).
? Esteja alerta, observe o jogo, saiba quando �� a sua vez de jogar. Jogar fora de vez �� um claro sinal de que a sua mente est�� em outro lugar qualquer, e assim, os seus advers��rios ao se aperceberem, v?o tirar proveito.
? Verifique o buy-in m��nimo; jogadores sentados sem o m��nimo buy-in s?o muitas vezes causadores de disputas.
? D�� as cartas e queime-as cuidadosamente para assim n?o as revelar.
? Pergunte se pode fumar quando se senta numa mesa, mesmo quando fumar �� permitido: pode ser que d�� para sentar os fumantes uns ao lado dos outros e assim evitar que os n?o fumantes inalem a fuma?a.
? Esconda as suas cartas dos outros jogadores.
? Deixa as suas cartas na mesa: segura-las contra si �� ilegal, bem como mostr��-las a outras pessoas. Aprenda a ver as suas cartas dobrando ligeiramente as pontas, n?o levantando-as. E deixe as suas fichas na mesa, mesmo que se ausente por uns instantes; elas n?o ser?o roubadas.
? Ou?a m��sica no seu ipod ou qualquer outro aparelho, mas certifique-se que est�� ouvindo tudo o que se passa na mesa e d�� a sua prioridade ao jogo.
? Jogue o mais r��pido que poder; ter�� de se decidir mais cedo ou mais tarde, e quanto mais r��pido melhor.
? Proteja as suas cartas quando lhe forem entregues, colocando um amuleto de sorte pesado em cima.
? Lembre-se que o sil��ncio �� sempre melhor que uns coment��rios, piadas, conversa, m��sica, ou qualquer outra divers?o.
? "Mostre a um, mostre a todos": �� obrigado a mostra as suas cartas a toda a mesa, se decidir mostrar a algu��m; "mostre uma mostre as duas" (se voltar uma carta, volte as outras tamb��m) n?o �� uma regra, mas evitar�� que lhe considerem deselegante.
? Baralhe de forma r��pida e curta.
? Fale se detectar um erro em decis?es ou pots. Longe de ser metido, �� seu dever (mas certifique-se dos fatos!)
? D�� gorjeta ao dealer, onde permitido.N?o deve:
? N?o culpe o dealer pela sua m?o �C ou qualquer outra coisa. Ele ou ela est�� sob press?o ou n?o �� bem pago.
? N?o reclame durante uma m?o �C por vezes pode ajudar outro jogador ainda em jogo.
? N?o comente a m?o enquanto est�� sendo jogada. Isto �� ilegal. Esteja particularmente atento para n?o apontar poss��veis (ou atuais) sequ��ncias ou cor na mesa.
? N?o d�� conselhos nem esteja �� espera que lhe d��em. N?o mostre as suas cartas foldadas a outro jogador.
? N?o esconda as suas fichas: �� ilegal apostar com fichas escondidas. Deixe �� mostra todas as suas fichas para que os outros jogadores possam ver quantas tem.
? N?o incentive um jogador a fazer call, raise ou fold, quer esteja na m?o ou n?o; �� o m��ximo das m��s maneiras.
? N?o comente jogadas passadas. Ningu��m quer saber, mesmo que o pare?am.
? N?o fa?a apostas ��s presta??es. Todas as suas apostas t��m de ser feitas num movimento ��nico: �� sempre melhor anunciar "raise" antes de fazer qualquer coisa com as suas m?os, ou poder�� ver o seu raise cancelado se o fizer em duas vezes.
? N?o brinque com as cartas: se comer na mesa, use um garfo. N?o marque as cartas. Outros jogadores poder?o pensar que �� um trapaceiro profissional.
? N?o guarde fichas nos seus bolsos �C tem de revelar quanto �� que ainda tem. E n?o as leve quando abandonar a sala de jogo; que, por acaso, at�� �� proibido.
? N?o mostre a sua m?o, exceto quando lhe fazem call. Durante o jogo �� ilegal (e poder�� ajudar os que ainda est?o em jogo).S�� poder�� estar a revelar o seu m��todo de jogo, mesmo que pense que esteja enganado os outros jogadores.
? N?o cante nem conte piadas (mesmo que sejam boas) ou de outro modo far�� de si mesmo deselegante.
? N?o demore a revelar a sua m?o. Ningu��m quer ficar �� espera de poder ver a sua m?o.
? N?o espalhe as fichas do pote �C n?o atire as suas fichas contra o pote, porque assim os outros jogadores ter?o de lhe perguntar se fez call ou raise, e por quanto.
? N?o esbraveje. �� sempre ofensivo para algu��m
? N?o fale ao celular �� mesa. Ningu��m quer ouvir a sua conversa. Todos querem que preste aten??o ao jogo.
? N?o diga a um perdedor como �� que deveria ter jogado. N?o s�� parecer�� rude, como n?o �� boa ideia educar um jogador quando fez um erro, porque esse mesmo jogador poder�� repetir o erro contra voc��.
? N?o toque nas cartas ou fichas dos outros jogadores, exceto quando esse est�� ausente da mesa e tem de colocar a ante ou as blinds.
? N?o tente alterar o seu call depois de o ter feito. Se voc�� anunciou raise, ter�� de faz��-lo mesmo que n?o tivesse reparado que outro jogador j�� o tenha feito �C �� sua responsabilidade estar atento.
? N?o vire cartas que n?o tenham entrado na m?o para assim poder ver o que poderia ter acontecido caso decidisse ir a jogo (nem pe?a ao dealer para o fazer). Prolonga o jogo e �� invariavelmente desapontante.E Online��
? N?o pe?a por endere?os de email nem revele o seu. Isso poder�� cancelar a sua conta.
? N?o se queixe dos jogadores lentos. O atraso pode bem dever-se �� liga??o da Internet.
? N?o fa?a collusion, como por exemplo fazer raise a um amigo (ou a voc�� mesmo noutro computador) de uma quantia exorbitante para que um terceiro jogador saia da jogada; os suportes das salas est?o ade olho.
? N?o crie contas extra. Podem cancelar todas as suas contas.
-
- Como se joga Seven card Stud em oito pessoas de 8x7=56 e o baralho possui 52 cartas?
A maioria dos jogadores n?o joga at�� a ��ltima (s��tima) street, pelo contr��rio, a maioria desiste com apenas 3 cartas. Por��m, se acontecer de todos os 8 jogadores chegarem a s��tima street, essa ser�� uma carta comunit��ria, uma ��nica comum a todos.
-
- O que significa 'a melhor m?o de cinco cartas'?
Na maioria dos jogos de poker, voc�� dever�� fazer a melhor m?o de cinco cartas para vencer.
Por exemplo: no Hold'em, voc�� tem 55 e a mesa traz KKQQ2. Qual �� a sua m?o?
Voc�� tem 2 pares (Reis e Damas) com 5 de kicker - KKQQ5.